Quanto tempo, antes de construir devo pensar no projeto?

Como tudo na vida, construir também precisa de planejamento.
Quantas vezes você já ouviu que construir dá muito trabalho e causa muito aborrecimento?
Muitas vezes encontramos pessoas com esse sentimento após a construção do seu imóvel.
Mas o que com certeza faltou á elas foi um planejamento antecipado, com todos os documentos e profissionais necessários até a conclusão da mesma.
A organização, planejamento e metas são fundamentais para que tudo ocorra bem durante a obra e evite o menor desgaste possível.

Quando falamos em planejamento, estamos referindo desde a aquisição do terreno, contratação do profissional de arquitetura, os profissionais para a realização dos projetos complementares (estrutural, hidrossanitário, elétrico, segurança e combate a incêndio), o projeto de detalhamento interior (incluindo luminotécnico e paisagismo), planilha de custo de obra todo compatibilizado com os projetos elaborados e por etapa da mesma, a entrada do projeto na prefeitura municipal da sua cidade para a aprovação do projeto conforme a lei de uso e ocupação do solo, contratação do profissional responsável pela obra, contratação da equipe de obra.
Na grande maioria dos casos, o cliente trabalha e possui uma rotina agitada, ou seja, o tempo fica reduzido. E na correria, fica difícil avaliar cada tomada de decisão, e aí, sem essa análise prévia, muitos problemas podem acorrer, como: insatisfação com mão de obra, surpresa com relação ao orçamento da obra, algum detalhe do projeto não ser bem aquilo que o proprietário pensava e não ter como se antecipar na alteração, ou construir sem um projeto e não ter uma orientação de modo seguro e confortável, desvalorizando assim o imóvel; atraso na aquisição de materiais (lembrando que tempo é dinheiro), entre outros.
No Brasil, principalmente no interior, temos essa questão de que as pessoas constroem sem esse planejamento de todo o processo da obra: antecipado do começo ao fim.
O que sugiro para aqueles que têm mais urgência da construção ou que estejam mais ansiosos, é que se faça esse planejamento pelo menos dividido em duas etapas:
1ª- Terreno, projetos, aprovação, e orçamento fundação, alvenaria, laje e cobertura.
2ª-Já durante a execução da 1ª etapa, desenvolver o projetos de interior, orçamento e aquisição dos materiais de acabamento.
Outro ponto relevante, é que o proprietário da obra confie na indicação dos fornecedores e  acabamentos feita pelo profissional de arquitetura, visto que ao projetar ele tem a nítida visão do resultado final da proposta e sendo experiente, ele vai saber a qualidade de quem fornece.
E quanto tempo antes de construir você deve pensar no projeto?
O ideal é que o interessado comece a conversar com seu arquiteto em até 1 meses antes da inicialização do projeto de arquitetura, caso tenha seu lote adquirido, para que todas as dúvidas sejam sanadas e tenha um ótimo briefing para que o arquiteto entenda todo o sonho da família, seus anseios e seu modo de vida.